Coordenador : Samanta Cardozo Mourão
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389295.2199.79729.20022023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Esse projeto tem como alvo docentes e discentes do curso de Farmacia, profissionais técnicos externos a UFF que atuam no desenvolimento, produção e controle de medicamentos, bem como a comunidade em geral, usuária de medicamentos, que buscam informações sobre novas alternativas terapeuticas.
Local de atuação: O projeto será realizado de modo virtual e haverá ações na Faculdade de Farmácia
Objetivo
Objetivo Geral: Dar continuidade a uma plataforma de orientação a população sobre aspecto tecnológicos dos medicamentos. Objetivos Específicos: - Manter os mecanismos de divulgação de informação (site, redes sociais) contribuindo para uma educação continuada e intercambio entre a academia e a sociedade; - Criar conteúdos relacionados a tecnologia farmacêutica para a comunidade em geral e profissionais farmacêuticos; - Desenvolver vídeos sobre a produção de medicamentos, com recursos inclusivos para surdos e deficientes visuais; - Viabilizar a experimentação no desenvolvimento de produtos trazendo novidades ao mercado, promovendo a inovação tecnológica; - Publicizar, em linguagem acessivel, o desenvolvimento cientifico da área - Promover a inserção de alunos de graduação em atividade extensionista
Resumo
O campo de atuação do profissional farmacêutico é extremamente diverso. Entre as possíveis áreas de exclusividade destaca-se o desenvolvimento, produção e controle de medicamentos. No entanto a obtenção destas formulações é uma atividade de alta complexidade e responsabilidade do farmacêutico que precisa ter um amplo conhecimento da disciplina de Farmacotécnica, tanto teórico quanto prático. Constantemente são introduzidas novas tecnologias e é importante que tanto o pessoal técnico quanto a população em geral usuária de medicamentos tenha orientação sobre as novas possibilidades. Como a pandemia COVID-19 cresceu a busca de informações na internet e de vídeos sobre o conteúdo, no entanto são escassos os vídeos encontrados on-line e a maioria não segue os preceitos das Boas práticas de manipulação ou aplicação correta de Farmacotécnica. Esse projeto tem por objetivo dar continuidade a uma plataforma para informação sobre os aspectos tecnológicos relacionados aos medicamentos. Para tanto pretende-se criar conteúdo utilizando linguagem escrita e áudio visual, baseado em fontes cientificas e confiáveis e disponibilizar meio de ferramentas digitais que sejam inclusivas.